top of page

Blog - Ale Toledo

Quanto tempo dura o agora?

Você já parou pra pensar nisso? A gente tá tão acostumado com a certeza do tempo que vai passando, fazendo o presente se tornar passado e correndo em direção do futuro. Mas na prática, quanto tempo dura esse presente, esse momento ao qual chamamos de “agora”?


Tenta perceber isso enquanto você lê essas linhas. Quando você está lendo isso? No agora, certo? Mas quando esse agora vira passado? Quando ele passa a ser futuro? Quanto tempo dura esse agora?


Se formos pela ideia prática e racional, qualquer palavra que eu fale, no instante mesmo em que a falo, já se torna passado, já se torna uma palavra dita, ficou pra trás na linha do tempo. E, analogamente, o futuro seria o instante seguinte que vai sendo preenchido rapidamente logo após a palavra ser dita. Quanto tempo sobra para o presente então? Um infinitésimo de segundo? Talvez nem isso.

Já cheguei a ouvir até mesmo que olhar para o espelho é ver uma imagem do passado, porque a luz bate no espelho, depois se encaminha para seus olhos e só então que uma imagem do seu rosto será formada no seu cérebro, sendo assim, se houve essa fração de segundos para luz chegar até você a imagem que você vê é uma imagem do passado. Essa pode até parecer uma ideia plausível, mas só para quem está preso na ideia de tempo convencional.


Pra começar a explorar a noção do “agora”, vou antes falar sobre a forma como eu costumo conceber o tempo. Observando a nossa experiência de vida, fica muito claro e óbvio que tudo o que existe está em movimento, não num sentido de locomoção, mas sim no sentido de estar sujeito às transformações. Nosso corpo está mudando, as estações, a terra e os planetas se movimentando no espaço, até as casas e prédios em algum momento serão demolidos dando origem à outras casas e prédios, nossas relações sociais estão sempre mudando, tudo em constante fluxo. Portanto, nossa experiencia enquanto observadores é testemunhar esses fluxos, perceber que nada está parado. Essa é a forma como a mente percebe aquilo que chamamos de realidade. Porém, onde é que todas essas transformações ocorrem? E onde é que as observamos? Tudo acontece no espaço do “agora”. Dessa maneira, eu entendo que tempo é o nome que demos para a existência do fluxo. É à modificação das coisas (estado inerente da existência) que nomeamos tempo, mas essa modificação só pode ocorrer em um único momento: o agora.

tempo é o nome que demos para a existência do fluxo

Veja sua própria experiência: em algum momento da sua vida, você experimentou um momento que não fosse o agora? Eu sei que você vai dizer que sim, que tomou café da manhã hoje cedo e isso está registrado na sua memória. Mas esse registro é resgatado em que momento? No agora. E entre hoje de manhã até esse momento em que você lê esse texto, quantos “agoras” você experimentou? Dois, três, vinte? Aposto que a resposta vai ser: apenas um. Esse apenas um agora no qual várias experiências foram acontecendo. Esse agora no qual você foi testemunha de diversos fluxos. Não existe uma demarcação que diz “a partir desse instante o presente vira passado” ou “nesse momento o presente deixa de ser presente e começa a ser futuro”. Não! Só o que a gente pode experimentar é o agora. Eternamente agora, sem início, sem fim.


Isso muda a nossa noção de tempo e talvez seja muita coisas pra mente lidar, já que estamos tão acostumados com o tempo passado-presente-futuro. A gente tenta se fixar na ideia de que passado existe sim, que o futuro também, porque eu consigo pensar neles. Veja, dizer que só existe o agora, não significa dizer que nada ocorreu antes ou nada ocorrerá depois. Relembre a concepção de tempo que propus: tempo é o nome que damos para os fluxos que acontecem (sempre no agora). Passado então é o nome que damos àqueles eventos aos quais já fomos testemunhas, futuro são os eventos que podem vir a fluir, se desenrolar de uma determinada maneira, e a gente tem uma certa previsibilidade de muitos deles.

o agora é eternidade

Por exemplo, eu sei como é o fluxo da terra em torno do sol, por isso sei que o fluxo desse movimento irá acontecer de tal forma que o dia será sucedido pela noite. Mas a experiência que tenho do dia acontece agora, da mesma forma que quando o fluxo acontecer a experiência de noite será percebida no agora também.


Mudar de perspectiva coloca a gente nesse espaço do eterno, onde todas as experiências acontecem. Nos convida a um estado de maior presença e percepção. O que está fluindo no seu instante do agora?

 
 
 

1 Yorum


contato
contato
09 Ara 2022

O que está fluindo no meu instante agora, é perceber o quando vivo no automático sem apreciar o fluxo. Sem ter um olhar atento nos detalhes nas minúcias da nossa breve existência.

Gratidão por fazer eu me questionar e observar EU

Beğen

Política de Privacidade

CNPJ: 52.251.290/0001-40

ALE TOLEDO PROFESSOR ONLINE DE YOGA

endereço comercical:  Rua Dr José Alfredo de Paula, 290, sala 203 - Pouso Alegre - MG

CEP: 37550-005

bottom of page