O Caminho Da Disciplina
- Ale Toledo
- 19 de out. de 2020
- 3 min de leitura

É comum as pessoas torcerem o nariz quando ouvem falar em disciplina. Vejo isso como uma resposta natural à carga que a palavra carrega, pois por muito tempo disciplina estava diretamente associada á um certo tipo de punição, até mesmo castigo físico. Disciplinar uma criança significava impor sobre ela o respeito através do medo da punição, então é normal que a gente tenha um pé atrás nesse assunto. No entanto, quando aprendemos o caminho da disciplina consciente, descobrimos que ao invés de ser restritiva, a disciplina se torna libertadora.
É o que acontece na época do vestibular. Para concretizar o sonho de entrar na universidade, o aluno precisa manter uma disciplina de estudos ao longo de um ano todo (ou até mais de um). O mesmo acontece para qualquer outra meta que queremos concretizar. Todo mundo já passou por isso e sabe que não é fácil, que exige esforço e continuidade, mas esse é o único caminho para se atingir um objetivo.

A disciplina é “caminho reto” para se chegar ao objetivo final e atingir a liberdade. Um guitarrista de jazz só consegue improvisar livremente, expressando todo o seu poder criativo, depois de ter passado anos estudando as escalas musicais, aprendendo a teoria e horas a fio praticando seu instrumento com disciplina e dedicação. O mesmo ocorre com a bailarina que desliza suavemente encantando as plateias de grandes teatros. A liberdade dos movimentos veio do esforço contínuo de sua prática deliberada.
No caminho espiritual não é diferente, a meta final é Moksha, a liberdade, mas esta só pode ser alcançada pela disciplina na prática, com a repetição (Abhyasa), o autoesforço (Tapas), observação constante da mente (Nididhyasana) e no autoconhecimento.
Se você quer ir do ponto A ao ponto B, existem infinitas formas de se chegar, porém, o caminho mais rápido é o caminho reto. Todas as tradições trazem consigo métodos próprios, que são caminhos já testados e aprovados por grandes metres e que funcionam para conduzir você á liberdade. No yoga, existe o caminho óctuplo do Ashtanda Yoga de Patanjali, no qual o praticante parte de preceitos éticos e morais que irão reger sua vida na sociedade, passa pela estabilidade do corpo, respiração e mente, até chegar no estado de contemplação e êxtase (samadhi).
Dessa forma, percebemos que a disciplina deve ser aplicada em um método ou em um caminho específico (como estudar música, ballet ou yoga) e por isso a importância de um bom planejamento, de saber traçar essa direção com clareza dos passos que serão dados.
Você já se perguntou onde quer estar daqui 5 ou 10 anos no caminho que escolheu? Ou ainda, você se pergunta se o caminho que está trilhando agora é realmente o que você quer? Responder essas questões é o primeiro passo para você saber se a energia que está investindo agora irá resultar nos frutos que você realmente deseja na vida.
Comece Agora - 30 dias de mudança
Faça esse pequeno exercício pelos próximos 30 dias:
1. Estabeleça uma meta simples: pense em algo que você queira trazer para sua vida e que seja fácil de executar com constância ao longo dos dias. Por exemplo, você pode se comprometer a praticar 30 min de yoga diariamente, escrever uma poesia por dia, diminuir o consumo de açúcar, estudar aquele assunto que você gosta, etc...
2. Defina o método: estabeleça de forma clara a forma como você irá atingir esse resultado. É importante que o método seja muito preciso, com dias e horários estabelecidos, porque assim fica mais fácil de manter a disciplina. Por exemplo, se sua meta é meditar com mais frequência, o seu método pode ser: meditar de segunda à sexta às 9h por 15min. Método preciso, claro, e o mais importante, fácil de cumprir.
3. Mantenha a disciplina: comprometa-se a manter a disciplina ao longo desses 30 dias. Você sabe que haverá dias em que a motivação será menor, isso é normal. Mesmo assim, mantenha seu compromisso com continuidade. Eu garanto que você não irá se arrepender ao ver o resultado lá na frente.
Comece a usar a disciplina a seu favor es você perceberá que sua vida, e a daqueles a sua volta, irá se transformar radicalmente.
Namastê
Opmerkingen