Abhyasa – A Constância na Prática
- Ale Toledo
- 17 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
A continuidade como caminho para a perfeição
Quem olha à primeira vista a postura do triângulo torcido - Parivrtta Trikonasana – imagina que esse é um asana simples de executar, não parece haver grandes segredos. Porém, lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que tentei fazer essa postura em uma das práticas logo que iniciei no yoga. Meu maior desafio foi ficar na permanência, meu corpo balançava inteiro e não conseguia de forma alguma manter o equilíbrio. Era impressionante ver o contraste paradoxal entre a leveza e facilidade com que minha professora executava a postura e a minha luta (fracassada) para conseguir me manter minimamente estável.

Foi só com muita prática que meu corpo passou a compreender o asana, e a expressá-lo com mais conforto, a respirar sem dificuldade. Mas para que isso de fato ocorresse, algumas coisas precisaram acontecer.
Primeiro, eu precisei repetir a postura por várias e várias vezes. Isso fez com que meu cérebro começasse a criar conexões neurais que antes não existiam. Em paralelo, com a constância na prática, meu corpo foi sendo trabalhado: a musculatura foi se alongando, o equilíbrio foi se estabelecendo, os ajustes ficando mais naturais. Por fim, a respiração se estabilizou e junto com ela minha mente se estabilizou.
Abhyasa é a dedicação que o praticante confere às práticas que o yoga oferece, como os asanas, pranayamas e meditações
No yoga, chamamos essa repetição de Abhyasa. Abhyasa é a dedicação que o praticante confere às práticas que o yoga oferece, como os asanas, pranayamas e meditações. Livrar-se dos nossos condicionamentos não é tarefa que ocorre do dia para noite, por isso a importância da constância nessa jornada. O processo de aprendizado de uma nova habilidade requer tempo, paciência, atenção e continuidade. E isso se aplica a qualquer habilidade que quisermos cultivar em nossas vidas, seja ser uma pessoa mais amorosa, um melhor orador, um melhor amigo, um melhor profissional, não importa o que você queria. O objetivo de Abhysa é internalizar aquilo que se pratica. Uma pessoa que reclama de tudo e de todos torna-se, pela prática constante, um reclamador profissional, da mesma forma de que quem pratica a gratidão constantemente, internaliza esse aspecto e o estende a todas as situações de sua vida.
Mas isso não é novidade, você já percebeu em sua própria vida que tudo aquilo que você se aplica com constância floresce e dá resultados. O problema de fato é que muitos de nós, apesar de sabermos disso, não conseguimos manter a constância nas práticas. Existe uma resistência mental que opera em um nível subconsciente e que faz com que a gente se sabote. Algo que pode ajudar nesse sentido é estabelecer uma motivação muito forte, que faça com que qualquer resistência pareça pequena perto do seu objetivo.
No meu caso, eu mantenho um diário no qual escrevo logo pela manhã quando acordo (escrevo pelo que sou grato, uma mensagem para o dia e as tarefas que tenho que fazer) e no fim da noite antes de dormir (escrevo o que aprendi no dia, e como posso ser melhor amanhã). Você também pode começar um diário e na primeira página anotar o que te motiva e como isso se relaciona com a prática espiritual que você escolher seguir, seja o yoga ou qualquer outra.
O mais importante para manter a constância é dar pequenos passos todos os dias!
Harih Om
Comments